Deutsche Luftwaffe - em alemão: força aérea, literalmente "arma aérea"

Oficialmente Deutsche Luftwaffe, é o termo geralmente usado para designar a força aérea alemã desde sua criação e ainda usado após a Segunda Guerra Mundial. Geralmente, a palavra Luftwaffe não é específica a um país particular, assim sendo "Britische Luftwaffe" significaria "força aérea britânica".

A história das forças militares alemãs da aviação começou em 1910 com a fundação do serviço aéreo e do exército do Império Alemão, contudo não foi contínua porque a Alemanha perdeu ambas as guerras mundiais (1914-1918 e 1939-1945). Conseqüentemente, a Alemanha não teve nenhuma força aérea militar entre 1918 e 1935 e outra vez entre 1945 e 1956.

Entre 1956 e 1990 havia duas forças aéreas na Alemanha, em conseqüência da ruptura em dois da Alemanha derrotada em 1945. Após a reunificação a força aérea da Alemanha Oriental foi dissolvida e sua estrutura foi incorporada pela Luftwaffe. Em 1999 no Kosovo, a Luftwaffe teve sua primeira ação notada em guerra desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

A força aérea alemã é atualmente (2015), constituído por 30.406 soldados

Segunda Guerra Mundial

Desde a sua formação antes da guerra, a Luftwaffe era uma das forças aéreas mais modernas, mais poderosas e experientes no mundo, dominando os céus sobre Europa com aviões que eram muito mais avançados do que suas contrapartes iniciais.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Luftwaffe teve um papel fundamental na rápida conquista da Europa Oriental e Ocidental, e na criação do conceito da Blitzkrieg. Mais tarde, apesar de seus melhores esforços, não pôde impedir a derrota da Alemanha, visto que a Luftwaffe combatia em duas frentes, e devido à falta de reposição de aviões, graças ao bombardeio aliado constante em fábricas e cidades alemãs, e por lutar com um inimigo com maior força numérica.

Veja alguns aviões da Luftwaffe: Clique Aqui (Breve)

Nomes na Luftwaffe:

Hermann Göring - 12 de Janeiro de 1893 – 15 de Outubro de 1946

Foi um militar alemão, político e líder do Partido Nazi. Veterano da Primeira Guerra Mundial, em que participou como piloto de aeronaves, recebeu a cobiçada condecoração "Pour le Mérite". Em 1933, fundou a Gestapo. Göring foi nomeado para comandante-chefe da Luftwaffe, a força aérea alemã, em 1935, uma posição que manteve até ao final da Segunda Guerra Mundial.

Wolfram von Richthofen - Striegau, 10 de outubro de 1895 - Bad Ischl, 12 de julho de 1945

Foi um marechal da Luftwaffe, a força aérea alemã, durante a Segunda Guerra Mundial. Na Primeira Guerra Mundial, lutara na Frente Ocidental, ganhando a Cruz de Ferro de Segunda Classe. Em 1915, foi transferido para a Frente Leste, onde permaneceu até 1917.

Guerra Fria

Após a guerra, a aviação alemã no geral foi cortada severamente, e a aviação militar foi proibida quando a Luftwaffe foi dissolvida oficialmente pelos aliados em agosto de 1946. Isto mudou quando Alemanha Ocidental se juntou a OTAN em 1955, porque os aliados ocidentais acreditaram que Alemanha necessitava possuir uma força aérea em vista da crescente ameaça militar da URSS e de seus aliados do Pacto de Varsóvia. Todo avião continuou a ter a cruz de ferro na fuselagem, herança dos dias da Primeira Guerra Mundial.

Muitos pilotos de caças bem conhecidos, que tinham lutado pela Luftwaffe na Segunda Guerra Mundial, juntaram-se à nova força aérea do pós-guerra e submeteram-se ao treinamento de atualização nos EUA antes de retornar a Alemanha Ocidental. Estes incluíram Erich Hartmann, o piloto da Luftwaffe que derrubou o maior número de aviões inimigos, 352 exatamente, e outros pilotos como Gerhard Barkhorn, Günther Rall e Johannes Steinhoff.



Veja também a historia da Waffen SS: Clique aqui

Deseja obter imagens e conteudos sobre a Deutsche Luftwaffe? Entre em Contato conosco!

Não fazemos apologia ao nazismo, isso é apenas História e Conhecimento!

Veja Também: